Saúde

Secretaria da Saúde investiga óbito suspeito de intoxicação por metanol no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira a suspeita de uma morte após intoxicação por metanol. Trata-se de um homem de 59 anos, residente de Foz do Iguaçu. Ele deu entrada em uma UPA da cidade na terça-feira com histórico de ingestão de bebida alcoólica e evoluiu a óbito ainda no pronto atendimento.

Foi realizada coleta de material para análise laboratorial e a Secretaria estadual da Saúde aguarda o resultado. O Paraná já confirmou quatro casos, todos de Curitiba. Dois pacientes de 71 e 36 anos já receberam alta e dois seguem internados na Capital.

Destes, uma mulher de 41 anos, está em estado grave mas estável, e um homem de 60 anos, permanece estável e apresentando melhoras. Ao todo, o Paraná já registrou 17 notificações, sendo quatro casos confirmados, 12 descartados e uma morte ainda em investigação.

Nesta quarta a pasta descartou um caso suspeito de Piraquara, de um homem de 41 anos. O secretário em exercício da Saúde, César Neves, destacou que o Estado segue em alerta com os casos.

A Secretaria estadual da Saúde recebeu do Ministério da Saúde 84 frascos de fomepizol, que também é um antídoto utilizado no tratamento de intoxicação por metanol. A Secretaria também realizou a compra de 424 ampolas de etanol farmacêutico, que já está sendo utilizado no tratamento de intoxicações por metanol.

Já o Ministério da Saúde enviou ao Paraná 360 ampolas deste antídoto. A Secretaria aguarda uma nova remessa de 180 ampolas, e quatro pacientes do Paraná já receberam o antídoto.

Fonte : AEN