Cidades

Paraná terá tempestades severas neste fim de semana, aponta previsão do Simepar

O ciclone extratropical que causou impactos no tempo no Paraná nesta semana já foi embora, mas outro fenômeno meteorológico se formou e, segundo o Simepar, tem o potencial de formar supercélulas, que são tempestades severas, no Estado entre esta sexta-feira e sábado.

Trata-se de um sistema de baixa pressão que está atuando em superfície sobre o Paraguai e norte da Argentina, potencializando o ingresso de umidade e calor da região amazônica para o Sul do Brasil.

Tudo isso está associado a um cavado meteorológico em altitude, uma região alongada de baixa pressão atmosférica, que funciona como uma corrente de vento que ajuda a formar tempestades.

É o que explica o meteorologista do Simepar, Samuel Braun. Segundo o meteorologista, há risco de tempestades, com rajadas de vento acima de 70 km/h em alguns municípios.

Já no domingo, o tempo permanece com muita nebulosidade e abafado, e pancadas de chuva podem ocorrer em vários momentos do dia de forma localizada e rápida, em todas as regiões. Na segunda-feira, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e muda novamente o tempo, principalmente entre a tarde e a noite, nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná.

O Simepar recomenda que a população fique atenta aos alertas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP da residência para receber os alertas para a região em tempo real. (Repórter: Gustavo Vaz)