Com o início do Verão Maior e o aumento de turistas no Litoral, na Costa Noroeste e em regiões turísticas do Paraná, as forças de segurança reforçam o alerta sobre os trotes aos números 190 e 181.
As ligações falsas comprometem o atendimento de urgência, ocupam linhas, desviam viaturas e atrasam socorros que exigem ação imediata. Entre dezembro de 2024 e março de 2025, o Disque-Denúncia 181 registrou 757 trotes, quase 4% das ligações de orientação no período.
No 190 da Polícia Militar do Paraná, foram registradas cerca de 4 mil e 200 ligações falsas na última temporada de verão, número que representa um impacto direto no atendimento à população. As equipes precisam confirmar cada ocorrência antes de deslocar viaturas, o que aumenta o tempo de resposta e pode impedir o atendimento de casos reais, como violência, acidentes e emergências médicas.
Chamadas falsas simulando brigas, crimes e situações de risco fazem viaturas se deslocarem para endereços inexistentes, deixando regiões descobertas. O problema também afeta as investigações. O 181, que recebe denúncias anônimas, perde agilidade e compromete o trabalho das forças de segurança.
Mais de 90% das ações do Batalhão de Polícia Militar Ambiental têm origem em denúncias feitas pelo 181. As forças de segurança orientam a população sobre o uso correto dos canais. O 190 deve ser acionado apenas em emergências em andamento, como crimes em curso, acidentes e situações de risco imediato.
Já o 181 deve ser usado para denúncias anônimas de crimes que não estão acontecendo no momento. Trotes são crime e podem atrasar o socorro de quem realmente precisa.
Fonte : AEN
