O trabalho da Polícia Militar que resultou na apreensão de mais de uma tonelada de maconha no bairro Parque São Paulo, em Cascavel, na madrugada desta segunda-feira (19) pode apontar para um esquema amplo de tráfico na cidade.
A análise inicial do que foi encontrado dentro da residência reforça a suspeita de que o imóvel funcionava não apenas como depósito, mas como um centro estruturado de distribuição de drogas.
Além dos mais de 1.029 quilos de maconha, os policiais localizaram fardos com marcações de peso, anotações com nomes, valores e controle de “a pagar” e “a receber”, o que indica uma espécie de contabilidade do tráfico. Também foram apreendidos balança, rádio comunicador e celulares, reforçando a estrutura logística do local.
Outro ponto que chama atenção é a presença de placas veiculares frias, motores e caixas de câmbio, além de veículos usados para o transporte do entorpecente. Para a polícia, isso demonstra que o grupo tende a ser uma organização voltada tanto à distribuição da droga quanto à ocultação dos crimes, dificultando a identificação dos envolvidos.
Segundo o Tenente Rhuan Marco, da Polícia Militar, a equipe chegou até o local após receber uma informação precisa.
“A Polícia Militar recebeu a denúncia de que um veículo Voyage chegaria em uma residência para realizar uma transação de drogas. Diante disso, iniciamos diligências e conseguimos identificar o endereço e os veículos envolvidos”, explicou o tenente.
Durante a vigilância, outro automóvel chamou a atenção dos policiais.
“Identificamos uma caminhonete L200 Triton que estava com placas clonadas. Na verdade, era um veículo furtado no ano passado no Rio Grande do Sul”, detalhou.
No momento em que as equipes tentaram fazer a abordagem, o suspeito que estava na casa tentou fugir.
“O homem correu para os fundos e soltou os cachorros para tentar impedir a entrada das equipes. Mesmo assim, conseguimos entrar no imóvel e fazer a abordagem”, relatou Rhuan Marco.
Dentro da residência, os policiais encontraram um verdadeiro depósito de entorpecentes.
“Na caminhonete já havia uma certa quantidade de droga, mas nos fundos da casa localizamos um grande depósito. A quantidade ainda seria pesada, mas já sabíamos que ultrapassaria uma tonelada”, afirmou.
Resultado da operação: 1.029,324 quilos de maconha Uma caminhonete L200 furtada recuperada Dois veículos apreendidos (VW Gol e VW Voyage) Um motor JEEP Cinco caixas de câmbio Um rádio comunicador Uma balança Dez placas veiculares Seis celulares O homem que fazia a guarda do material foi preso em flagrante.
“Pela forma como a droga estava armazenada, tudo indica que era um ponto de distribuição para outras regiões da cidade e da microrregião”, completou o tenente.
Todo o material foi encaminhado à 10ª Central Regional de Flagrantes. A Polícia Civil agora segue com as investigações para identificar outros envolvidos.
O homem preso em flagrante seria o responsável por fazer a guarda do material. Agora, todo o conteúdo apreendido será analisado pela Polícia Civil, que vai investigar quem são os responsáveis pela logística, quem recebia a droga e para onde ela seria distribuída.
As anotações, os celulares e os demais objetos serão fundamentais para rastrear a rede criminosa e identificar outros integrantes da organização.
Fonte : Catve
